quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

“SerVida”: Um Projecto de Acção


Durante o ano lectivo decorrente, no âmbito de Área Projecto, o grupo “SerVida” do 12ºC, planeia apelar à prática da acção voluntária junto da comunidade escolar.
            Com este espírito, as alunas Ana Vieira, Daniela, Káthia, Mariana e Marie, idealizaram um projecto intitulado “Voluntariado: uma filosofia de vida que é Acção” segundo o qual já se mostraram apelativas ao seu propósito, através das intervenções que efectuaram junto da comunidade.
            Em tempo de crise, a sociedade deparasse com vastos problemas a nível social uma vez que o leque de pessoas que necessitam de ajuda superioriza-se às que podem contribuir. Mas para além disto, o voluntariado depara-se com outro problema não menos grave, a “falta de tempo”, consequente da vida frenética a que estamos sujeitos. Num mundo em que prevalece o egocentrismo e avareza, torna-se um verdadeiro desafio despontar a vontade de ajudar o próximo. Também neste contexto, a União Europeia definiu 2011 como o Ano Europeu do Voluntariado, o que se tornou um estímulo ao desenvolvimento deste projecto.
            Neste contexto, foram postas em prática intervenções que visaram alertar e contribuir para minorar este problema, nas quais encontram-se iniciativas como a recolha de fundos monetários e posteriormente, a venda de velas de Natal, em favor da Cáritas Arquidiocesana de Braga (uma instituição cada vez mais solicitada para o apoio a famílias carenciadas); ajuda na realização e distribuição dos cabazes de Natal em parceria com a Câmara Municipal de Amares. Com a finalidade de apelar ao voluntariado, organizaram uma palestra, cujo orador foi o professor Bernardino Silva e presenciou-se não só ao seu testemunho como voluntário, mas também ao depoimento de um dos elementos do grupo, Mariana, onde expôs a sua experiência pessoal.
            Sendo 2011 o Ano Europeu do Voluntariado e estando em época de crise, as alunas pedem colaboração da comunidade para a concretização dos objectivos aos quais se propuseram cumprir.

Sem comentários:

Enviar um comentário